Nosso Processo
Moagem
Logo depois de cortada, a cana-de-açúcar chega ao engenho, onde no máximo em 24 horas, é moída.
O caldo de cana extraído é filtrado e padronizado, estando pronto para a etapa de fermentado.
Nosso Processo
Fermentação
Nesta etapa, o caldo de cana é fermentado, consumindo os açúcares presentes e produzindo álcool. Este processo é feito pelas leveduras. No Engenho São Paulo, utiliza-se leveduras selecionadas o que garante a qualidade do processo. Após a fermentação, o mosto fermentado, chamado de vinho, é encaminhado para a próxima etapa do processo, a destilação.
Nosso Processo
Destilação
O vinho de caldo de cana é levado aos alambiques de cobre para que ocorra a etapa da destilação. Ele é aquecido através de vapor d' água, fazendo que o álcool e outras substâncias voláteis sejam evaporadas e depois condensadas, formando o destilado. A primeira parte do destilado e a última, denominadas respectivamente de cabeça e cauda, são eliminadas do processo. O Engenho São Paulo utiliza apenas o coração, a fração do meio do destilado, para a produção da sua cachaça de alambique. A cachaça é então conduzida para o armazenamento.
Nosso Processo
Engarrafamento
Após um período de armazenamento em pipas de madeira específica para cada produto, as cachaças do Engenho São Paulo são engarrafadas. Estando assim prontas para o consumo.